Hotelaria 4.0

O melhor do mundo da Tecnologia aplicado à realidade da Hotelaria.

Procura: hotelaria

22.jan.2019 | Inovação

Há informação valiosa nos dados não estruturados das organizações

O que são dados não estruturados? Considera-se como tal tudo o que são dados não organizados numa estrutura rígida, como texto, vídeo ou fotos. Até há alguns anos a esta parte extrair informação destas fontes era algo muito complexo e sobretudo moroso. No entanto, com os avanços tecnológicos dos últimos anos, seja ao nível dos algoritmos e técnicas, ou do poder computacional, esta tarefa ficou bastante mais facilitada. Hoje em dia, classificar os segmentos de um vídeo, identificar/catalogar imagens ou extrair informação de textos é algo que é relativamente comum. No entanto, só as universidades, centros de investigação ou grandes empresas é que estão a tirar partido dessa revolução tecnológica, porque, muitas vezes, simplesmente não existe sequer conhecimento por parte das pequenas e médias empresas de tal possibilidade.

02.out.2018 | Operações Hoteleiras, Inovação, Gestão

Como é que os preços influenciam a ocorrência de cancelamentos?

Se os preços podem ser utilizados como fonte de dados, também a sua comparação com a concorrência afeta definitivamente futuros cancelamentos. Vejamos como com dados reais.

16.fev.2018 | Marketing, Inovação, Gestão

Fontes de dados de livre acesso e com impacto na procura

Continuando com os posts sobre as múltiplas fontes de dados que hoje em dia estão à disposição dos hoteleiros e analistas, para serem utilizadas enquanto inputs que geram conhecimento e facilitam a tomada de decisões, venho hoje falar-vos de algumas fontes menos conhecidas, mas que podem, em alguns casos, revelar-se importantes para análise da procura.

14.set.2017 | Operações Hoteleiras, Inovação, Gestão

Os preços enquanto fontes de dados

Continuando a abordar as diversas fontes de dados que estão à disposição dos hoteleiros para reunir informação importante na tomada de decisão, debruço-me agora sobre os preços - sobretudo aqueles a que os consumidores têm acesso online.

21.jun.2017 | Marketing, Inovação

Como está a sua Reputação Social?

Num post anterior falei da importância das diversas fontes de dados para a tomada de decisão em hotelaria. Com este post vou iniciar um conjunto de posts sobre a importância de cada uma das fontes de dados aí mencionadas. A primeira fonte de dados que vou abordar é a reputação social. Escolhi começar pela reputação social não porque está na moda, mas porque é um dos principais influenciadores das compras em hotéis, sendo que alguns estudos, referem mesmo que é o principal fator de decisão, ficando ligeiramente à frente do preço e da localização. A reputação social pode ser utilizada por uma unidade hoteleira para fazer análise comparativa com o seu competitive set, previsão de cancelamentos, previsão da procura, análise de segmentação, entre outro tipo de análises e previsões.

18.mai.2017 | Inovação, Gestão

Fontes de Dados: o Pilar do Business Analytics

A hierarquia da inteligência, no âmbito do Business Intelligence, reconhece que, para alcançar conhecimento e transformá-lo em sabedoria, é necessário haver informação de qualidade, sendo a informação o resultado do processamento, organização e estruturação dos dados, num determinado contexto. Pode por isso dizer-se que os dados são a base da sabedoria. Sem dados, não poderemos ter informações relacionadas com negócios, extrair conhecimento dos mesmos e tomar decisões informadas e sensatas. Conforme referido pelo Professor W. Edwards Deming, conhecido estatístico: “confiamos em Deus; todos os outros tragam dados”.

03.mai.2017 | Inovação, Gestão

O Financiamento da Hotelaria 4.0 pela Indústria 4.0

No último post foram abordados de uma forma genérica alguns dos potenciais instrumentos de financiamento da Hotelaria 4.0. Neste vamos aprofundar a estratégia, medidas e instrumentos específicos que, neste preciso momento, estão a ser elaborados e disponibilizados para permitir uma implementação efetiva e célere das medidas.

12.abr.2017 | Inovação, Gestão

Machine Learning – o que é e qual o seu impacto na Hotelaria?

Machine Learning é uma das buzzwords do momento – mas o que é exatamente? São várias as definições possíveis e variam de acordo com o propósito e tema associado, mas, de uma forma geral, todas convergem para a ideia de que é um dos métodos para chegar à Inteligência Artificial (a capacidade dada a máquinas para imitarem comportamento humano inteligente). Assim, o Machine Learning diz respeito ao desenvolvimento de programas computacionais que automaticamente sejam capazes de melhorar e aprender com a experiência, sem serem especificamente instruídos para o fazer.

05.abr.2017 | Operações Hoteleiras, Segurança, Gestão

Recolha de dados pessoais - se a legislação obriga, então porquê tanta confusão?

Tendo em consideração que a hotelaria procede, por força de Lei, à recolha, tratamento, retenção e transmissão de dados pessoais, importa atender à forma, legalidade e procedimentos relativos a este processo.

29.mar.2017 | Marketing, Gestão

3 formas de catapultar a sua marca (e as suas vendas)

“Todo o mundo é composto de mudança” - já o dizia Camões e esta é, pois, a única constante que temos efetivamente ao longo da vida: as coisas mudam. E se isto era verdade no tempo do nosso grande poeta, hoje é-o ainda mais.

22.fev.2017 | Inovação, Gestão

O Financiamento da Hotelaria 4.0

Tal como qualquer projeto de investimento, em qualquer organização, em qualquer parte do mundo, o desenvolvimento de projetos em Hotelaria 4.0 necessita dos três recursos essenciais: técnicos, humanos e financeiros. Os recursos técnicos para suportar as componentes tecnológicas associadas, os recursos humanos para implementar e operar as soluções desenvolvidas, e os financeiros, que permitam satisfazer os encargos previstos.

15.fev.2017 | Operações Hoteleiras, Segurança, Gestão

Socorro, o meu Hotel foi sequestrado!

No meu artigo "Venha de lá o Ciberhoteleiro!", prometi abordar os temas da continuidade de negócio, segurança e privacidade no âmbito da cibersegurança. Temo até que por esta altura já me apelidem de “O paranoico de serviço”. Não porque me queiram menosprezar ou a outros que, como eu, padecem desta condição clínica, mas por parecer corresponder ao comportamento caracterizado por paranoia, com um padrão invasivo de desconfiança e suspeitas generalizadas em relação aos outros, interpretando as suas intenções como malévolas.

08.fev.2017 | Marketing, Inovação, Gestão

Big Data – aplica-se a todos os Hotéis?

A Gartner, no seu glossário de TI, define Big Data como: “conjuntos de dados de grande volume, velocidade e/ou variedade, que exigem formas inovadoras e rentáveis de processamento da informação, permitindo uma visão amplificada para a tomada de decisão e automação de processos” (tradução livre). A definição dos 3 V’s, como é amplamente conhecida, deve-se ao volume (a quantidade de dados), à velocidade (a rapidez de input e output) e à variedade (diversidade de tipos e fontes de dados). Como seria expectável, estes 3 V’s estão também presentes nos dados a que os hotéis têm acesso.

01.fev.2017 | Operações Hoteleiras, Gestão

O que é o Business Intelligence e para que serve na Hotelaria?

O Business Intelligence é sem dúvida uma das buzzwords do panorama internacional. Com as tecnologias da informação a provocar muito impacto nas empresas e na forma como olhamos para os negócios, actualmente, para acompanhar as tendências é preciso inovar constantemente e ter como suporte as próprias tecnologias, de forma a poderem ser tomadas decisões assertivas e inteligentes.

25.jan.2017 | Operações Hoteleiras, Segurança

BIG Cuidado!

No meu post anterior elenquei sem desenvolver aqueles que, de acordo com Bob Braun, são os 5 pontos mais relevantes para a cibersegurança na hotelaria: • Conformidade não é segurança; • Resposta informada é melhor que resposta imediata; • Cartões de crédito não são o único risco; • Não existe cibersegurança sem atender ao fator humano; • É necessária uma cultura de cibersegurança nos hotéis. Nos pontos acima não existe desde logo uma hierarquia, sendo que estão em grande medida interligados. Assim, e porque o objetivo destes artigos é começar a atalhar caminho irei começar por uma questão que liga estes 5 pontos de forma transversal – A privacidade, proteção e tratamento de dados pessoais.

04.jan.2017 | Segurança

Venha de lá o ciberhoteleiro!

"Onde estão os meus dados?" "E se eu ficar sem Internet?" Estas eram perguntas que há 10 anos me colocavam quando andava pelos hotéis a falar de sistemas na cloud. São perguntas perfeitamente legítimas e que encerram um conjunto de preocupações importantes para quem tinha a obrigação de manter um negócio a funcionar.

04.jan.2017 | Inovação, Gestão

Como a Hotelaria pode crescer com a Data Science

Num conhecido artigo publicado em 2012 na Harvard Business Review, os autores Tomas H. Davenport e D. J. Patil apontavam que data scientist seria “a profissão mais sexy do século XXI”.