Como é que os Preços influenciam a ocorrência de Cancelamentos?
Como é que os Preços influenciam a ocorrência de Cancelamentos?
Se os preços podem ser utilizados como fonte de dados, também a sua comparação com a concorrência afeta definitivamente futuros cancelamentos. Vejamos como com dados reais.
Durante o período de Agosto de 2016 a Novembro de 2017 estudámos o desempenho dos preços de 8 hotéis (4 hotéis de cidade e 4 hotéis de resort) face ao seu competitive set (cada um constituído por 5 hotéis). Durante esse período capturamos não só os melhores preços que cada hotel praticava para duas pessoas, em room-only, no website Booking.com, mas também os preços para cada um dos 365 dias futuros. Com base nos dados das reservas dos 8 hotéis, foi possível comparar se à data da chegada - ou à data de cancelamento - os preços dos hotéis eram melhores que os dos seus concorrentes. Para se fazer esta análise foi criado um rácio cuja formula de cálculo é ADR (Average Daily Rate) / 3rd Best Competitor Price. O resultado diz-nos que se obtermos um valor igual a 1, os preços são idênticos; se o valor for inferior a 1, o hotel tem um preço inferior ao da concorrência; se o valor for superior a 1, o preço é mais alto que o dos concorrentes. Qual o objetivo desta análise? Perceber até que ponto, os chamados deal-seeking customers podem cancelar reservas num hotel em função dos preços praticados pelos seus concorrentes.
Em 6 dos 8 hotéis estudados, como ilustrado na imagem abaixo, pode verificar-se que à data do cancelamento das reservas, o preço que o cliente tinha para a sua reserva era superior aos pratiacados pelo competitive set no mesmo período. As únicas unidades onde tal situação não era estatisticamente significativa correspondem aos hotéis R2 e R3, podendo esta diferença explicar-se de forma simples: enquanto para as vendas dos restantes 6 hotéis as Online Travel Agencies (OTAs) representam mais de 20% das vendas, nos hotéis R2 e R3 esse valor não chega aos 5%.
O que podemos concluir? Este estudo vem enfatizar, de forma simples, a importância que os hotéis devem dar à monitorização dos preços dos seus concorrentes, especialmente quando uma parte substancial da sua distribuição dependente das OTAs, de forma a manterem a sua competitividade face à concorrência.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
QUER SABER MAIS?